Estrutura do condomínio
A correria do dia-a-dia, às vezes, impede que a complexidade da vida condominial seja percebida por muitos.
Antes, devemos nos remeter a definição de condomínio, que é o conjunto de propriedades exclusivas em uma edificação unitária, com áreas comuns que se vinculam às unidades autônomas.
A utilização das áreas de uso exclusivo deve seguir as normas imposta pelo direito de vizinhança e as normas de bom e respeitoso comportamento. Já as áreas de uso compartilhado devem-se seguir as regras estabelecidas na convenção de condomínio e no regimento interno, devendo também os condôminos respeitar as regras do Código Civil Brasileiro.
A convivência no condomínio para correr de forma harmoniosa precisa esta organizada no mínimo com três estruturas: a assembleia dos moradores, o sindico e o conselho.
A assembleia dos moradores é uma instituição soberana que define todos os rumos do prédio. Nela ocorre à votação sobre o orçamento das despesas ordinárias e das despesas extraordinárias, há também a aprovação de contas, eleição do corpo diretivo (síndico, subsíndico e conselho), e deliberação de assuntos específicos que estejam listados na ordem do dia da assembleia.
O síndico é uma figura de extrema importância em um condomínio residencial. É ele quem administrará as contas gerais do prédio, lidará com as formalidades e ainda gerenciará as melhorias feitas nas áreas comuns. Na execução de suas tarefas, ele poderá contratar, em nome do condomínio, uma empresa administradora que prestará os serviços inerentes à parte operacional, especial, no que se referem às questões organizacionais, trabalhistas, previdenciárias.
O Conselho fiscal tem o papel de analisar as prestações de contas do síndico e caso perceba alguma irregularidade deve emitir um parecer que será apresentado na assembleia geral para que os condôminos aprovem ou não as contas.
Assim o condomínio, independente de sua estrutura, precisa ter uma boa organização, para o bem estar de todos os condôminos e assim evitar conflitos e principalmente proporcionar um local agradável para todos que ali residem