2020 tem sido um ano de grandes desafios. Entre a pandemia e seus efeitos nefastos, não apenas na saúde física e mental, mas também na economia, muitos brasileiros resolveram empreender após perderem seus empregos. De acordo com o Mapa de Empresas do Governo Federal, de janeiro a outubro deste ano, o Brasil ganhou mais de 2 milhões de novos Microempreendedores Individuais (MEIs). Mas como está o preparo desses microempresários para lidar com a gestão desses novos negócios?

OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS BÁSICAS

Já falamos nas nossas postagens sobre algumas das obrigações acessórias que todo MEI precisa cumprir. São elas:

  • Emissão de notas fiscais para empresas;
  • Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI);
  • Caso tenha um funcionário contratado, precisa entregar a Guiade Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (GFIP), além da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS);
  • Manter um Relatório Mensal de Receitas Brutas, com as notas fiscais emitidas e recebidas.

GESTÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA

Aqui temos um nó que para muitos pode ser difícil de desatar. Como são individuais, os MEIs acabam acumulando funções. Além da produção, ficam responsáveis pela contabilidade, administração dos recursos, contas a pagar e receber, emissão de notas fiscais, declarações obrigatórias ao fisco, obrigações trabalhistas caso tenha um funcionário e todos os demais imprevistos pelos quais todo negócio passa num ou noutro momento. É nessa hora que o MEI precisa avaliar o quanto é benéfico para a saúde do negócio dividir as tarefas.

CONTABILIDADE NÃO É OBRIGATÓRIA, MAS BEM-VINDA

A contratação de um contador não é obrigatória para os microempreendedores individuais. Como suas obrigações fiscais são simplificadas, ele mesmo pode cuidar dessa parte. No entanto, deixar as tarefas burocráticas para quem entende, além de abrir mais tempo para que o MEI foque na produção, ainda pode ser melhor para a gestão do negócio como um todo. O contador não deixará que o MEI perca os prazos de entrega de relatórios ao fisco, fará o preenchimento das guias de recolhimento de forma correta, fará a emissão de notas fiscais e arquivará todos esses documentos para futuras apresentações à Receita Federal, orientará a separação dos recursos pessoais dos recursos da empresa, ajudará na manutenção de uma reserva financeira para garantir o fluxo de caixa, entre outras recomendações essenciais para a saúde do negócio.

A OY Contabilidade, sabendo da importância em orientar os negócios, sobretudo num momento de crise econômica, criou planos especiais para MEI.

Plano MEI BÁSICO OY
  • Geração e envio da Guia DAS;
  • Lembretes sobre suas obrigações;
  • Consultoria online.
Plano MEI MASTER OY
  • Geração da Guia DAS;
  • Pagamento da Guia DAS;
  • Declaração Anual MEI do ano de assinatura;
  • Consultoria online.
Plano MEI PLUS OY
  • Geração da Guia DAS;
  • Pagamento da Guia DAS;
  • Declaração Anual MEI do ano de assinatura;
  • Geração de até 5 notas fiscais/mês;
  • Consultoria online;
  • Consultoria por telefone.
Plano MEI PLUS FOLHA OY
  • Geração da Guia DAS;
  • Pagamento da Guia DAS;
  • Declaração Anual MEI do ano de assinatura;
  • Cadastro do e-Social;
  • Cadastro e Folha de 1 funcionário;
  • Geração de até 5 notas fiscais/mês;
  • Consultoria online;
  • Consultoria por telefone.

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